O treino do ator: uma forma de desenvolvimento físico, descoberta interior e de performatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31637/epsir-2024-904

Palavras-chave:

treino do ator, vivências corporais, técnicas teatrais, corpo cénico, criação de personagens, arte cénica, performatividade, crescimento profissional e pessoal

Resumo

Introdução: Este artigo reflete sobre o treino, uma peça-chave na construção do trabalho do ator, que ao longo do tempo se individualizou e assumiu um caráter pessoal. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre este tipo de treino e oferecer uma visão diferenciada do seu papel. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia qualitativa e exploratória para examinar o impacto do treino na formação do ator. Resultados: O estudo revela que a prática do treino contribui para o crescimento profissional e pessoal do ator, destacando-se como um elemento essencial na sua trajetória. Discussão: O treino permite que o ator desenvolva uma identidade única e autêntica, o que reforça sua importância não apenas para a técnica de atuação, mas também para o desenvolvimento individual. Conclusões: A prática regular do treino proporciona ao ator um crescimento significativo, tanto a nível profissional como pessoal, destacando-se como uma ferramenta indispensável na construção do seu trabalho artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria José dos Santos Cunha, University of Trás-os-Montes and Alto Douro

Doutorada em Ciências da Educação exerce funções de ensino e investigação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é investigadora do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica do Porto. Da sua atividade docente destaca-se a participação em cursos de formação de atores, animadores socioculturais, educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico, saúde e profissionais de turismo, bem como o envolvimento em pós-graduações, mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos. No capítulo da investigação atualmente os seus interesses focalizam-se nas questões emergentes do triângulo “Arte, Teatro e Educação”.

Referências

Barba, E., & Savarese, N. (1991). Além das Ilhas Flutuantes. Editorial Hucitec.

Barba, E., & Savarese, N. (1995). Arte Secreta do Ator: dicionário de Antropologia Teatral. Editora da Unicamp.

Barba, E. (2009). A canoa de papel. Tratado de antropologia teatral. Teatro Caleidoscópio/ Dulcina.

Bonfitto, M. (2002). O Ator Compositor. Perspectiva.

Braga, B., & Correa, A. B. (2022). A mímica corporal em brasa: intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 12(2), 1-31. https://journals.openedition.org/rbep/1273

Castanheira, C. I. P. C. C. (2022). A metamorfose do ator – Investigação baseada nas metodologias de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht (Dissertação Mestrado). Universidade de Évora.

Cavalcante, R. R. (2012). O treinamento de ator: seu papel na criação da personagem Alba no espetáculo teatral, Não alimente os bichos. Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

Cecílio, S. (2009). Dramaturgia do corpo. O treino do actor e a criação do espectáculo “Chuva Pasmada” (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa.

Machado, G. M. (2014). A educação corporal e a gestualidade do ator. Universidade Federal de Goiás.

Martins, J. T. (2005). Integração corpo-voz na arte do ator: considerações a partir de Eugenio Barba. Em J. Guberfain, A voz em Cena (pp. 1-18). https://janainatraselmartins.paginas.ufsc.br

Monis, F. C. (2004). O trabalho do ator: a preparação que antecede a cena. Pro-Posições, 15, I (43), pp.191-208pp. https://www.fe.unicamp.br

Nunes, S. M. (2002). O corpo em equilíbrio, desequilíbrio e fora do equilíbrio. Urdimento, 4, 90-99. https://doi.org/10.5965/1414573101042002090

Péclat C., Lopes, E., & Ferracini, R. (2021). O treinamento como caminho para o ethos na formação do e da atuante. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 11(4), 1-27. https://journals.openedition.org

Pereira, T. I. M., & Rocha, C. C. S. C. (2018). Artes Visuais, Música, Teatro e Educação Física: linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Transformar, criar, desafiar: o VII Congresso Matéria-Prima, pp.724-739. https://repositorio.ipl.pt

Picon-Vallin, B. (2008). A Cena em Ensaios. Perspectiva.

Queiroz, H. G. S. (2012). A construção de um corpo cénico: um contributo na formação de atores a partir do processo de criação dos personagens da peça “O Mágico de Oz” (Dissertação de Mestrado). Universidade Aberta.

Ribeiro, M. M. (2019). O treinamento do ator no laboratório de criação e investigação da cena contemporânea: a respiração como escultora de afetos. Pitágoras 500, 9(1), 132-144. https://doi.org/10.20396/pita.v9i1.8655510

Roubine, J-J. (2002). A arte do ator. Zahar.

Schimith, M. (2017). Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator (Tese Doutoramento). Universidade Federal da Bahia.

Soares, C. L., & Madureira, J. R. (2007). Educação física, linguagem e arte: possibilidades de um diálogo poético do corpo. Movimento, 11(2), 75-88. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2869

Sousa, N. G., & Corrêa, P. S. (2007). O corpo na educação física, nas artes cénicas e na música: um estudo comparativo. IV Reunião Científica de pesquisa e pós-graduação em artes cénicas, 8(1). https://portalabrace.org

Teixeira, B. (2015). A Educação Física e a Dança: A abordagem estética do Desporto como uma possibilidade na área da Composição Coreográfica, com alunos do 5º vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

Cunha, M. J. dos S. (2024). O treino do ator: uma forma de desenvolvimento físico, descoberta interior e de performatividade. European Public & Social Innovation Review, 9, 1–13. https://doi.org/10.31637/epsir-2024-904

Edição

Secção

INNOVANDO EN FORMULACIONES ARTÍSTICAS